16 agosto 2011

ANTE A DOENÇA , A DOR, O DESESPERO...CONFIE



Nada acontece inutilmente, e o que parece injusto não o é, porque nada acontece injustamente.

Assim como não conseguimos enxergar o fim da estrada que iremos percorrer, não sabemos também qual o objetivo de Deus quanto aos caminhos, que Ele quer que percorramos para chegar até Ele.

Mas devemos confiar que Deus sempre faz o melhor, e que nós, é que não estamos fazendo a nossa parte quando algo não sai bem.

Deus que tudo sabe e tudo vê, mandará o remédio, que nem sempre é agradável, mas é inevitável, pois só colhemos o que plantamos.
Que Jesus nos abençõe.

13 agosto 2011

Medicina e Espiritualidade - O desafio das doenças espirituais



A medicina humana não admite a existência do Espírito, não reconhecendo, conseqüentemente, as doenças espirituais.

No passado, porém, durante séculos, o Espírito era considerado causa de doença, principalmente na loucura onde parecia evidente seu parentesco com o mal. Quando a Medicina começou a descobrir a fisiologia mecanicista dos fenômenos biológicos, excluiu dos meios acadêmicos a participação da alma, inclusive na criação dos pensamentos, que passaram a ser vistos como "secreção" do cérebro, e as doenças mentais, como distúrbios da química dos neurônios.

O médico espírita que pretender retomar, nos dias de hoje, a discussão sobre as doenças espirituais precisa expurgar, em primeiro lugar, a "demonização" das doenças, um ranço medieval que ainda contamina igrejas e repugna o pensamento médico atual.

A medicina moderna aprendeu a ajuizar os sintomas e os desvios anatômicos, usando sinais clínicos para fazer as classificações das doenças que conseguiu identificar. Para as doenças espirituais, porém, fica faltando conhecer "o lado de lá" de cada paciente para podermos dar um diagnóstico correto para cada necessitado. Já no século XVII, Paracelso atribuía causas exteriores ou perturbações internas aos doentes mentais, destacando os lunáticos (pela interferência das fases e movimentos da Lua), os insanos (pela hereditariedade), os vesanos (pelo abuso de bebida ou  mau uso de alimentos) e os melancólicos (por um vício de natureza interna).

Para as doenças espirituais também percebemos causas externas e internas. Por enquanto, nossa visão parcial nos permite apenas uma proposta onde constem as possíveis causas da doença  espiritual, sem o rigor que uma avaliação individual completa exigiria, adotando-se para tanto a seguinte classificação: doenças espirituais auto-induzidas (por desequilíbrio vibratório e auto-obsessão), doenças espirituais compartilhadas (por vampirismo e obsessão), mediunismo e doenças cármicas.

08 agosto 2011

QUE DEUS NÃO PERMITA



“Que Deus não permita que eu perca o romantismo, mesmo eu sabendo que as rosas não falam. 

Que eu não perca o otimismo, mesmo sabendo que o futuro que nos espera não é assim tão alegre.

Que eu não perca a vontade de viver,mesmo sabendo que a vida é, em muitos momentos, dolorosa... 

Que eu não perca a vontade de ter grandes amigos, mesmo sabendo que, com as voltas do mundo, eles acabam indo embora de nossas vidas...

Que eu não perca a vontade de ajudar as pessoas, mesmo sabendo que muitas delas são incapazes de ver, reconhecer e retribuir esta ajuda. 

Que eu não perca o equilíbrio, mesmo sabendo que inúmeras forças querem que eu caia. 

Que eu não perca a vontade de amar, mesmo sabendo que a pessoa que eu mais amo, pode não sentir o mesmo sentimento por mim... 

Que eu não perca a luz e o brilho no olhar, mesmo sabendo que muitas coisas que verei no mundo, escurecerão meus olhos... 

Que eu não perca a garra, mesmo sabendo que a derrota e a perda são dois adversários extremamente perigosos.

Que eu não perca a razão, mesmo sabendo que as tentações da vida são inúmeras e deliciosas. 

Que eu não perca o sentimento de justiça, mesmo sabendo que o prejudicado possa ser eu. 

Que eu não perca o meu forte abraço, mesmo sabendo que um dia meus braços estarão fracos...

Que eu não perca a razão, mesmo sabendo que as tentações da vida são inúmeras e deliciosas. 

Que eu não perca o sentimento de justiça, mesmo sabendo que o prejudicado possa ser eu.
Que eu não perca o meu forte abraço, mesmo sabendo que um dia meus braços estarão fracos... 

Que eu não perca a beleza e a alegria de viver, mesmo sabendo que muitas lágrimas brotarão dos meus olhos e escorrerão por minha alma... 

Que eu não perca o amor por minha família, mesmo sabendo que ela muitas vezes me exigiria esforços incríveis para manter a sua harmonia.

Que eu não perca a vontade de doar o amor que existe em meu coração, mesmo sabendo que muitas vezes ele será submetido e até rejeitado. 

E acima de tudo, que eu jamais me esqueça que Deus me ama infinitamente, que um pequeno grão de alegria e esperança dentro de cada um é capaz de mudar e transformar qualquer coisa, pois a vida é construída nos sonhos e concretizada no amor!"   
CHICO XAVIER