30 setembro 2013

SEXO E AMOR

“ Sexo e amor são duas forças quase antagônicas; o amor, em sua
essência, nada tem a ver com o sexo: a manifestação sexual nos
exterioriza um sentimento de posse, ao passo que o amor é doação; osexo se traduz por conquista, o amor é renúncia... Tanto quanto as
demais possibilidades do espírito, o sexo está sujeito a conseqüente
sublimação. Quando se fala em sexo, não conseguimos admitilo,
em seu exercício, a não ser como ele ainda é praticado pelos seres
humanos, ou seja, muito próximo da forma com que os próprios
animais o executam, em obediência ao instinto de reprodução... No
ser humano, acrescentasse o ingrediente do prazer; todavia que é o
prazer, senão uma sensação e não um sentimento? Sexo é sensação,
amor é sentimento... Os dois coexistem e coexistirão, até que, um dia, o amor se despoje completamente; na verdade, tudo que se refere a sexo passa; é um prazer que carece de ser renovado com freqüência, porquanto não basta a si mesmo... Só o amor é capaz de gerar para si a própria alegria! Somente o amor se basta!...”
Inácio Ferreira

29 setembro 2013

SEMPRE ATUAL O HOMEM ITEGRAL

Os holocaustos sucedem-se.
Os crimes hediondos em nome da liberdade se acumulam e os tribunais de justiça os apóiam.
O homem é reduzido à ínfima condição no “apartheid”, nas lutas de classes, na ingestão e uso de alcoólicos e drogas alucinógenas como abismo de fuga para a loucura e o suicidio.
Movimentos filosóficos absurdos arregimentam as mentes jovens e desiludidas em nome do Nadaísmo, do Existencialismo, do Hippieísmo e de comportamentos extravagantes mais recentes, mais agressivos, mais primários, mais violentos.
O homem moderno estertora, enquanto viaja em naves superconfortáveis fora da atmosfera e dentro dela, vencendo as distâncias, interpretando os desafios e enigmas cósmicos.
A sonda investigadora penetra o âmago da vida microscópica e abre todo um universo para informações e esclarecimentos salvadores.
Há esperança para terríveis enfermidades que destruíram gerações, enquanto surgem novas doenças totalmente perturbadoras.
A perplexidade domina as paisagens humanas.
A gritante miséria econômica e o agressivo abandono social fazem das cidades hodiernas o palco para o crime, no qual a criatura vale o que conduz, perdendo os bens materiais e a vida em circunstâncias inimagináveis.
Há uma psicosfera de temor asfixiante enquanto emerge do imo do homem a indiferença pela ordem, pelos valores éticos, pela existência corporal.
Desumaniza-se o indivíduo, entregando-se ao pavor, ou gerando-o, ou indiferente a ele.
Os distúrbios de comportamento aumentam e o despautério desgoverna.
Uma imediata, urgente reação emocional, cultural, religiosa, psicológica, surge, e o homem voltará a identificar-se consigo mesmo.
A sua identidade cósmica é o primeiro passo a dar, abrindo-se ao amor, que gera confiança, que arranca da negação e o irisa de luz, de beleza, de esperança.
A grande noite que constringe é, também, o início da alvorada que surge.
Neste homem atribulado dos nossos dias, a Divindade deposita a confiança em favor de uma renovação para um mundo melhor e uma sociedade mais feliz.
Buscar os valores que lhe dormem soterrados no íntimo é a razão de sua existência corporal, no momento.

Encontrar-se com a vida, enfrentá-la e triunfar, eis o seu fanal.
Joanna de Angelis

07 setembro 2013

VISÃO ESPÍRITA DOS TRANSTORNOS MENTAIS

Como a visão espírita dos transtornos mentais tem exercido uma grande influência no Brasil, buscamos revisar os textos dos principais autores espíritas sobre o tema: Allan Kardec, Bezerra de Menezes, Inácio Ferreira e Joanna de Angelis. O Espiritismo desenvolveu uma abrangente teoria sobre as relações mente-corpo e os transtornos mentais. Defende um dualismo interacionista, a sobrevivência após a morte e a possibilidade de intercâmbio entre encarnados e desencarnados. Sem negar as causas biológicas, sociais e psicológicas dos transtornos mentais, os espíritas acrescentam a etiologia espiritual. Esta poderia se dever à influência negativa de espíritos desencarnados (o que denominam obsessão) ou de vivências traumáticas de existências passadas. Para a terapêutica, além das intervenções médicas e psicológicas convencionais, são recomendadas as reuniões de desobsessão, passes, oração e a busca da vivência de uma conduta ética. Devido à importância alcançada por estes princípios no Brasil e à quase total ausência de estudos nos meio acadêmico sobre o tema, diversas linhas de pesquisa são sugeridas pelos autores.
O estudo acadêmico deste tema tem um grande importância devido à relevância que assumiu em nossa cultura e pelas implicações práticas. Dois campos se abrem para esta investigação: a pesquisa sobre a realidade objetiva e eficácia das práticas espíritas e o impacto cultural que tais visões de mundo têm na população. Este artigo é apenas um levantamento inicial do assunto, ao longo deste trabalho delinearam-se diversas linhas possíveis de investigação, algumas delas já em andamento. Espera-se ter colaborado para chamar a atenção da comunidade científica para a relevância deste tema.

 Alexander Moreira de Almeida/ Francisco Lotufo Neto

 Costumamos chamar  atenção aos espiritas lembrando que tudo evolui e que desde os primórdios da humanidade, até Kardec, e dele até hoje, muita água passou por baixo da ponte; e que muitos estudos sérios e científicos têm demostrado fatos e renovações no mundo espiritual. Claro, tudo é evolução e logicamente os espíritos assim como os encarnados também evolui e junto com eles o espiritismo.
No campo das obsessões temos hoje métodos mais evoluídos e sofisticados. Isso nos mostra que já não temos espíritos atrasados nas perturbações e obsessões, estão bem mais adiantados e inteligentes, o ser evoluiu sensivelmente em 150 anos e os conhecimentos espíritas devem também evoluir.

Conversando com os espíritos