Apresentação


Certos de que o objetivo último é a perfeição, cabe-nos o compromisso de promover modificações constantes e permanentes no modo de pensar, de agir e de ser.

É importante refletirmos sobre nós mesmos, a fim de descobrir quais reformas prioritárias a serem considerados, quais os recursos e capacidade de que dispomos, e se de fato há vontade, propósito e determinação suficientes para tais reformas.

Oferecemos como sugestão, o seguinte roteiro:

PRIMEIRO - Reforma nos hábitos
Vencer os vícios, do orgulho, do fumo, da bebida, do jogo, do tóxico, da maledicência, da luxúria, da vadiagem, etc.

SEGUNDO - Combater as paixões
Tentar, quanto possível, amenizar o orgulho, o egoísmo, a vaidade, a presunção, o ódio, o rancor, a vingança, a prepotência, a ganância, a ambição, a maldade, a discriminação, etc.

TERCEIRO - Revisão do caráter
Análise do teor de honestidade e honradez, do grau de integridade e de fidelidade em relação aos compromissos assumidos; da capacidade de assumir os próprios atos, no exercício do livre-arbítrio.

QUARTO - Reestrutura da personalidade
Combater o medo, a insegurança, o pessimismo, a subserviência, a pusilanimidade, substituindo-os por coragem, autoconfiança, otimismo e dignidade.

QUINTO - Reforma íntima
Esforço para conseguir ser humilde, generoso, abnegado, confiante, desprendido e filantropo.
Capacitar-se para renúncia e para o amor às pessoas, aos animais, às plantas e à natureza. Com essas conquistas já teremos razoáveis condições de “amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a nós
mesmos.”

Quanto mais se renova para o bem, mais se moraliza e se engrandece mais apto estará para a captação das energias superiores do Plano Espiritual.