02 dezembro 2015

PARA CONQUISTAR A SAÚDE ESPIRITUAL, É NECESSÁRIO O AMOR, O AMOR A NÓS MESMOS, AO PRÓXIMO, À VIDA E A DEUS

Todas as dificuldades por que passamos são termômetros da nossa capacidade de amar. Quando surgem as dificuldades na vida, em forma de doenças ou de obstáculos vários, se conseguirmos transmutá-los através da generosidade do amor, então, estaremos bem, podendo curar ou aliviar quaisquer doenças de ordem física ou mental, transporemos barreiras, alargando, assim, as nossas possibilidades.

Entretanto, se, ao contato com as dificuldades, esmorecemos e nos conectamos com as nossas negatividades egóicas - dando vasão a elas ou mascarando-as -, a situação da doença se agrava e adiamos a oportunidade de crescer, de ampliar nossas conquistas, tornando-nos espíritos saudáveis e felizes.

EXERCíCIOS VIVENCIAIS: QUEM SOU EU?
1. Coloque uma música suave e relaxante, feche os olhos e busque relaxar todo o seu corpo da cabeça aos pés. Para facilitar o relaxamento você pode contrair a musculatura da face e membros superiores e relaxar por três vezes.

2. Agora faça, para si mesmo, a pergunta "QUEM SOU EU?", várias vezes, buscando perceber que respostas lhe vêm à mente.

3. Divida uma folha de papel em duas partes, colocando um traço no meio dela, no sentido longitudinal. Na parte esquerda da folha faça uma lista de todas as respostas que lhe vieram à mente, durante os minutos de meditação.

4. Classifique as suas anotações, colocando na coluna do lado direito, ao lado de cada resposta, se elas correspondem, realmente, à pergunta "Quem é você", aquilo que é permanente em você, ou se você respondeu aquilo que é impermanente ter, fazer, estar, gostar, ficar, etc.

RECONHECENDO OS SENTIMENTOS EGÓICOS EVIDENTES E MASCARADOS PARA CONCILIAR COM ELES E DESENVOLVER A SAÚDE ESPIRITUAL

1. Coloque uma música suave e relaxante, feche os olhos e busque relaxar todo o seu corpo da cabeça aos pés. Para facilitar o relaxamento você pode contrair a musculatura da face e membros superiores e relaxar por três vezes.

2. Agora reflita sobre os seus sentimentos egóicos. Quais são os sentimentos egóicos evidentes que fazem parte da sua personalidade?

3. Agora reflita sobre as suas máscaras. Quais os mecanismos que, usualmente, se utiliza para mascarar os sentimentos egóicos? Que máscaras costuma usar? Que sentimentos egóicos estão escondidos atrás dessas máscaras? Como pode se conciliar com esses sentimentos e transformá-las em amigos para a sua evolução?

4. Agora reflita sobre os seus sentimentos essenciais.
Como você pode desenvolvê-los e utilizá-los para transmutar os sentimentos egóicos, de modo a obter a saúde espiritual?
                                                         Dr Alírio de Cerqueira Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário