07 setembro 2013

VISÃO ESPÍRITA DOS TRANSTORNOS MENTAIS

Como a visão espírita dos transtornos mentais tem exercido uma grande influência no Brasil, buscamos revisar os textos dos principais autores espíritas sobre o tema: Allan Kardec, Bezerra de Menezes, Inácio Ferreira e Joanna de Angelis. O Espiritismo desenvolveu uma abrangente teoria sobre as relações mente-corpo e os transtornos mentais. Defende um dualismo interacionista, a sobrevivência após a morte e a possibilidade de intercâmbio entre encarnados e desencarnados. Sem negar as causas biológicas, sociais e psicológicas dos transtornos mentais, os espíritas acrescentam a etiologia espiritual. Esta poderia se dever à influência negativa de espíritos desencarnados (o que denominam obsessão) ou de vivências traumáticas de existências passadas. Para a terapêutica, além das intervenções médicas e psicológicas convencionais, são recomendadas as reuniões de desobsessão, passes, oração e a busca da vivência de uma conduta ética. Devido à importância alcançada por estes princípios no Brasil e à quase total ausência de estudos nos meio acadêmico sobre o tema, diversas linhas de pesquisa são sugeridas pelos autores.
O estudo acadêmico deste tema tem um grande importância devido à relevância que assumiu em nossa cultura e pelas implicações práticas. Dois campos se abrem para esta investigação: a pesquisa sobre a realidade objetiva e eficácia das práticas espíritas e o impacto cultural que tais visões de mundo têm na população. Este artigo é apenas um levantamento inicial do assunto, ao longo deste trabalho delinearam-se diversas linhas possíveis de investigação, algumas delas já em andamento. Espera-se ter colaborado para chamar a atenção da comunidade científica para a relevância deste tema.

 Alexander Moreira de Almeida/ Francisco Lotufo Neto

 Costumamos chamar  atenção aos espiritas lembrando que tudo evolui e que desde os primórdios da humanidade, até Kardec, e dele até hoje, muita água passou por baixo da ponte; e que muitos estudos sérios e científicos têm demostrado fatos e renovações no mundo espiritual. Claro, tudo é evolução e logicamente os espíritos assim como os encarnados também evolui e junto com eles o espiritismo.
No campo das obsessões temos hoje métodos mais evoluídos e sofisticados. Isso nos mostra que já não temos espíritos atrasados nas perturbações e obsessões, estão bem mais adiantados e inteligentes, o ser evoluiu sensivelmente em 150 anos e os conhecimentos espíritas devem também evoluir.

Conversando com os espíritos

Nenhum comentário:

Postar um comentário