29 abril 2011

NÃO SOMOS RESPONSAVEIS



Não somos responsáveis por aquilo que não sabemos, não sofreremos um castigo por atos ou atitudes que ignoramos. Talvez essas idéias de punição, alienatórias, sejam os frutos da incapacidade de nossa reflexão sobre a Bondade Divina. O que chamamos de “sofrimento” é simplesmente “resultado” de nossa falta de habilidade para desenvolver as coisas corretamente, pois na vida não existem “prêmios” nem “castigos”, somente as conseqüências de nossos atos.

Vale, porém, considerar que, à medida que nossa consciência se expande e maior lucidez se faz em nossa mente, maiores serão nossos compromissos perante a existência. “Se fosseis cegos, não teríeis pecado: mas agora dizeis que vedes e é por isso que vosso pecado permanece em vós”. João 9:41.

Podemos pretextar ignorância, mas se tivermos consciência de nossos feitos isso sempre será levado em conta. 

Avaliemos atentamente: os tesouros da alma que já integramos nos obrigarão a prestar maiores ou menores contas perante a vida maior.

Não podemos nos esquecer de que aquele que se compara com os outros acaba se sentindo elevado ou rebaixado. Nunca se dá o devido valor e nunca se conhece verdadeiramente.

Lembremo-nos da afirmação do espírito Lázaro em “O Evangelho Segundo o Espiritismo”: “O Dever é a obrigação moral, diante de si mesmo primeiro e dos outros em seguida”.

LIVRO RENOVANDO ATITUDES – HAMMED

Nenhum comentário:

Postar um comentário