25 junho 2011

Predominância da matéria sobre o Espírito.

Propensão ao mal. Ignorância, orgulho, egoísmo e todas as más paixões conseqüentes. Têm a intuição de Deus, mas não o compreendem. Nem todos são essencialmente maus, em alguns, há mais leviandade. Uns não fazem o bem, nem o mal, mas, pelo simples fato de não fazerem o bem, revelam a sua inferioridade. Outros, pelo contrário, se comprazem no mal e ficam satisfeitos quando encontram ocasião de praticá-la. Podem aliar a inteligência à maldade ou à malícia: mas, qualquer que seja o seu desenvolvimento intelectual, suas idéias são pouco elevadas e os seus sentimentos mais ou menos abjetos. Os seus conhecimentos sobre as coisas do mundo espírita são limitados, e o pouco que sabem a respeito se confunde com as idéias e os preconceitos da vida corpórea. Não podem dar-nos mais do que noções falsas e incompletas daquele mundo, mas o observador atento encontra freqüentemente, nas suas comunicações, mesmo imperfeitas. a confirmação das grandes verdades ensinadas pelos Espíritos superiores. O caráter desses Espíritos se revela na sua linguagem. Todo Espírito que, nas suas comunicações, trai um pensamento mau, pode ser colocado na terceira ordem, por conseguinte, todo mau pensamento que nos for sugerido provém de um Espírito dessa ordem. Vêem a felicidade dos bons, e essa visão é para eles um tormento incessante, porque lhes faz provar as angústias da inveja e do ciúme. Conservam a lembrança e a percepção dos sofrimentos da vida corpórea, e essa impressão é freqüentemente mais penosa que a realidade. Sofrem, portanto, verdadeiramente, pelos males que suportarem e pelos que acarretaram aos outros, e como sofrem por muito tempo, julgam sofrer para 'sempre. De us, para os punir, quer que eles assim pensem. Podemos dividi-los em cinco classes principais. 
Caminhos de luz


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